09 - ÍNDICES

Há índices que possibilitam uma visão dos títulos como constam dos originais do acervo. Não são índices gerais elaborados no presente trabalho. Estes serão posteriormente montados.

Tal visão é útil, para a reconstituição do todo. Mas a consulta aos índices não deve ser a consulta única nem a conclusiva, porque eles não contêm a parte do texto dos originais.

A pesquisa de maior profundidade é aquela feita a partir de uma palavra digitada, o que produz automaticamente a leitura integral de todas as peças do acervo e a seleção dos trechos onde a palavra aparece.

A melhor apresentação dos índices exige uma certa padronização da transcrição dos títulos, o que importa no abandono do critério de fidelidade absoluta ao original.

Entre outras adaptacões, vale ressaltar que os ordinais estão pospostos (112º Aniversário ... = Aniversário ... (112º)) e que números e datas, nos índices que não são de datas, estão escritos por extenso (29 de junho = vinte e nove de junho; Os 200 de Petrópolis = Duzentos de Petrópolis).

Este preparo também não está completo e os índices devem ser tomados com as mesmas cautelas que a atual provisoriedade dos dados transcritos impõe.

A ativação dos índices se faz através da página Índices, clicando-se ali sobre aquele que se deseja consultar.

Os índices mostram, além dos títulos, os números de RG, a raiz dos arquivos onde eles se acham e observações que sejam atinentes aos títulos.

Para consultar o conteúdo da entrada de algum título, o processo mais simples é o de guardar o seu número de RG e na página PESQUISA digitá-lo como Palavra-Chave, substituindo a virgula por ponto quando o RG possuir decimal, seguindo as instruções de uso.

VOLTAR