Informações sobre o Acervo

1. Composição do Acervo

O acervo recebido se compõe de fichas em caixas, cadernos, folhas soltas, recortes de impressos, publicações completas ou não, documentos e fotos.

De acordo com o apurado no primeiro tratamento de transcrição, o acervo é constituído de 5.290 fichas e de 6.366 outras peças, contidas em caixas, cadernos, pastas e amarrados, inclusive publicações.

Por problemas de saúde do seu autor, todo este material sofreu completa desorganização, perdendo-se o esquema com que foram criados os arquivos. Daí a inviabilidade de sua utilização e a necessidade do reordenamento geral do que foi entregue.

2. O Trabalho com o Acervo

Todas as peças foram transcritas fielmente para arquivos de computador. Cada peça é conceituada e designada como "original" e identificada por um número de registro (RG).

O objetivo é possibilitar que o interessado tenha diante de si a reprodução exata daquilo que está no acervo, sem correções ou qualquer outra manipulação.

As publicações, quando não indicada a fonte na peça do acervo, foram copiadas por inteiro. A transcrição do original foi feita nas colunas "Título" e "Texto" de uma tabela de arquivo de computador.

3. A Ordenação do Acervo

Os arquivos de transcrição, reunidos, possuem mais de oito milhões e trezentos mil caracteres digitados e ocupam mais de cinco mil e quatrocentas páginas impressas.

A pesquisa, que independe do estado atual do acervo, se realiza pelos recursos mais simples e diretos que o programa de informática adotado oferece.

O propósito é o de possibilitar ao interessado dirigir sua consulta e colher dados como melhor lhe convier. As colunas denominadas "Título do original" e a coluna "Código" servirão à classificação das entradas na tabela, para a organização total ou parcial do acervo.

4. Como Realizar a Consulta

O método mais eficiente de realizar pesquisa no acervo é digitar no campo de busca uma palavra que defina o objeto da consulta ou que esteja vinculada a ele. Os arquivos de transcrição onde tal palavra ocorra serão indicados.

Quando já for conhecido o número do RG onde se acha a matéria que interessa, basta digitar este número e o sistema mostrará o arquivo correspondente.

Aberto algum dos arquivos, os respectivos textos poderão ser movimentados para leitura integral, aparecendo em relevo cada incidência da palavra-chave pesquisada.

5. Índices

Enquanto não se termina a organização do acervo, um dos recursos para a pesquisa é a utilização dos índices provisórios. Para utilizá-los, use o número do RG como palavra-chave na pesquisa, excluindo-se o decimal quando houver.

6. Códigos do Acervo

Código Descrição
1 Arquivo cronológico (Título do original: DATA)
10 Teatro e Cinema
11 Foto

7. Utilização dos Resultados

Todo o acervo se encontra disponível para consulta dos pesquisadores. Os resultados podem ser utilizados para fins de pesquisa e estudo, respeitando-se sempre a fonte e os direitos autorais quando aplicáveis.

8. Avisos Importantes

Nesta seção são comunicados os fatos novos das demais páginas ou observações mais importantes relativas a elas e, em especial, as modificações dos dados da tabela de transcrição dos originais.

Recomenda-se que sua leitura seja sempre feita antes de iniciar qualquer pesquisa.

O aperfeiçoamento do instrumento de pesquisa simplificou muito as buscas, a partir da palavra-chave. Em todo o documento aberto ela ficará marcada, toda a vez que conste do texto.